Prefeitura realiza vistoria geral no Centro Histórico para o Natal Salvador 2024

Fotos: Bruno Concha/Secom PMSReportagem: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/Secom PMS

Uma comitiva formada por 15 órgãos municipais realizou, nesta sexta-feira (6), uma varredura no circuito onde ocorrerá o Natal Luz 2025, no Centro Histórico da capital baiana. A iniciativa foi coordenada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com o objetivo de avaliar o cenário onde acontecerá a festa, identificando situações de risco e fazendo as intervenções necessárias, a partir da identificação dos responsáveis legais pelas ações.

Epicentro da festa, a Praça Municipal terá feiras sociais e presépios, além de atividades infantis com Tio Paulinho e outras atrações. Os festejos natalinos no Centro Histórico começam neste sábado (7) e seguem até o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro.

O diretor da Dsip e responsável pelo Natal do Centro Histórico de Salvador, Ângelo Magalhães, explica a natureza da operação. “Essa vistoria tem por objetivo mostrar a todos os órgãos municipais envolvidos o trabalho executado e os detalhes que ainda precisam ser realizados, a partir de um relatório elaborado pela Defesa Civil (Codesal) que visa zerar qualquer risco para visitantes e soteropolitanos durante o Natal de Salvador”.

Órgãos envolvidos – De acordo com o gestor da Dsip, são vistoriadas caixas de centrais telefônicas danificadas, ruas que possam apresentar alguma irregularidade, como buracos ou outros danos, além de fachadas e marquises, dentre outros elementos. A intenção é minimizar ou evitar acidentes nas vias públicas do Centro de Salvador.

Integram o grupo responsável pelas vistorias, manutenção e organização da festa natalina no Centro Histórico as secretarias de Manutenção (Seman), de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), de Ordem Pública (Semop), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Saúde (SMS), de Mobilidade (Semob), de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Cultura e Turismo (Secult), além da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito (Transalvador) e Empresa Salvador Turismo (Saltur). 

“Parte do nosso calendário de megaeventos, a exemplo do Carnaval e do Festival Virada, o Natal de Salvador tem um esquema de prevenção de risco, conta com essa varredura intersetorial. É muito importante a atenção de todos os órgãos. Então, precisamos ter um olhar muito afinado para que, nos dias de festa, não tenhamos maiores surpresas em relação a algum incidente que venha ocorrer. Essa caminhada serve para apontar as intervenções a serem realizadas nestes locais específicos”, destaca o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Proteção – Ainda segundo Ângelo Magalhães, a equipe de vistoria estará em regime de plantão das 17h às 22h, no período das festas. Além disso, todo o perímetro será monitorado, com controle de acesso, revista em parceria com a Polícia Militar, além de câmeras para reconhecimento facial e a segurança particular do evento. 

“Esse é um trabalho muito bem feito pelos órgãos envolvidos nesta força-tarefa, visando a realização de um evento que possa superar os anos anteriores no que se refere à organização e segurança para trabalhadores e aqueles que vêm ao Centro para se divertir. A partir deste sábado (7), todas as equipes estarão a postos, dedicados ao evento, que eu tenho certeza de que será um grande sucesso”, garante o subprefeito do Centro Histórico, coronel Sérgio Freire.

Ordenamento de ambulantes – O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alyson Carvalho, lembra que, para os órgãos envolvidos na festa, o Natal Luz começou há mais de um mês, com atuação junto aos comerciantes e demais operadores do evento. “Esse trabalho teve início ainda em novembro, com a atualização cadastral dos cerca de 350 ambulantes que trabalham na região do Centro Histórico, garantindo, além da segurança de quem trabalha, o bem-estar de quem vem se divertir na festa e dos locais onde essas pessoas trabalham” detalha.

O gestor destaca ainda a logística do evento. “Também já entregamos os kits para quem vai trabalhar no Natal vendendo comidas, bebidas e outros elementos na festa. Além disso, todo o ordenamento e fiscalização necessários serão feitos para garantir a promoção exclusiva da marca do organizador do evento. Também não será permitido o uso de objetos perfurocortantes contundentes, garrafas de vidros, espetinhos ou nada que possa trazer qualquer tipo de insegurança à população”, completa. Secom

Deixe uma resposta