Foto: Reprodução
A Polícia Civil da Bahia divulgou um balanço considerado altamente positivo das ações de segurança durante o São João de Cruz das Almas, que atraiu um público estimado em mais de 700 mil pessoas no circuito Luiz Gonzaga ao longo de seis dias de festa. O planejamento começou meses antes e envolveu operações específicas para coibir crimes patrimoniais, resultando na apreensão de mais de R$ 1 milhão em dinheiro e drogas, além de grande quantidade de fogos de artifício e espadas que seriam comercializados no período.
No primeiro dia do evento, foram registrados 36 furtos de celulares, o que desencadeou uma operação imediata da Delegacia Territorial local. A equipe conseguiu rastrear e recuperar todos os aparelhos, utilizando o número IMEI, e localizou o carro utilizado pela quadrilha, que alugou uma casa para se hospedar durante toda a festa. Mesmo sem chip e bloqueados, os celulares foram devolvidos aos proprietários, graças ao cruzamento de dados na internet realizado pelos policiais.
A ação eficaz fez despencar o número de ocorrências nos dias seguintes, chegando a zero registro de furtos no domingo de festa. Ao todo, seis prisões foram realizadas, incluindo cumprimento de mandados e flagrantes.
O clima de tranquilidade, aliado à boa organização e à grade de atrações, garantiu que o São João de Cruz das Almas fosse avaliado como um dos mais seguros e bem estruturados dos últimos anos, segundo a Polícia Civil e os próprios participantes. fonte: FN
