Foto: PMBA
Uma operação da Polícia Militar resultou na descoberta e desativação de uma fábrica clandestina de espadas juninas na zona rural de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. A ação foi realizada na segunda-feira (11) por equipes da 27ª Companhia Independente (27ª CIPM), durante rondas de rotina na localidade de Corta Jaca.
De acordo com informações da corporação, os policiais avistaram um grupo de homens em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os indivíduos fugiram rapidamente para uma área de mata, abandonando o espaço utilizado para a produção dos artefatos.
Durante a varredura no local, os militares identificaram que o ponto funcionava como um verdadeiro laboratório artesanal para fabricação das chamadas “espadas juninas” — artefatos explosivos cuja produção, comercialização e uso são proibidos devido ao alto risco de acidentes, incluindo queimaduras graves e incêndios.
Na operação, foi apreendida uma grande quantidade de materiais utilizados na confecção dos explosivos. Entre os itens estavam cerca de 930 gomos de bambu, uma máquina artesanal para enrolar os tubos, rolos e bolas de barbante, caixas de foguetes e aproximadamente 2 quilos de pólvora.
Apesar das buscas realizadas na região, nenhum suspeito foi localizado ou preso até o momento. Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia territorial, onde o caso será investigado.
A ação reforça o trabalho preventivo das forças de segurança no período que antecede os festejos juninos, quando aumenta a circulação e o uso irregular desse tipo de artefato no interior da Bahia. fonte: IB

