O primeiro final de semana do ano em Salvador começa com um alerta importante para os banhistas. De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 3 de janeiro, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), 17 praias da cidade estão impróprias para o banho devido à contaminação das águas. Outras 21 praias foram classificadas como próprias para o mergulho.
As praias consideradas impróprias para o banho apresentaram níveis elevados de poluição, causada por fatores como presença de bactérias fecais, óleo, esgoto lançado irregularmente, proliferação de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água. O Inema recomenda que os banhistas evitem essas áreas para preservar a saúde e evitar riscos associados à exposição à água contaminada.
As praias que estão impróprias para o banho em Salvador incluem:
- São Tomé de Paripe
- Tubarão
- Periperi
- Penha
- Bogari
- Bonfim
- Pedra Furada
- Rio Vermelho (Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão, próximo à escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência)
- Rio Vermelho (Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana)
- Buracão
- Armação
- Boca do Rio
- Corsário
- Patamares
- Lagoa de Pituaçu
- Lagoa do Abaeté
- Farol de Itapuã
É fundamental que os moradores e turistas fiquem atentos às recomendações do Inema, garantindo assim a segurança ao aproveitar as belas praias da cidade. fonte: A Tarde