Foto: Reprodução
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, referência para o Recôncavo e outras regiões da Bahia, será contemplado com uma ampla requalificação e ampliação de sua estrutura, priorizando melhorias no atendimento pediátrico. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) pela secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, durante entrevista concedida na cidade de Valença, acompanhada do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
De acordo com a secretária, uma das principais mudanças será a separação da emergência pediátrica da emergência adulta, que atualmente funcionam juntas, contrariando diretrizes da vigilância sanitária. A medida vai permitir maior segurança, conforto e agilidade no acolhimento de crianças da região. “O governador nos orientou a olhar não só para novos hospitais, mas também para melhorar as estruturas já existentes e garantir atendimento digno”, destacou Roberta Santana.
Outro ponto de destaque no projeto é a implantação de dez novos leitos de UTI pediátrica, atendendo a uma demanda histórica da população, que hoje precisa recorrer principalmente ao Hospital da Criança, em Feira de Santana. O objetivo é reforçar a capacidade de atendimento a casos de média e alta complexidade, evitando deslocamentos longos e reduzindo o tempo de resposta para situações graves.
Além disso, será feita a ampliação do Hemocentro que funciona dentro do hospital. Atualmente, a unidade lidera o número de coletas de sangue na região, contando com a mobilização solidária da população local. “Queremos fortalecer ainda mais esse serviço essencial para salvar vidas”, disse a secretária.
O ministro Rui Costa aproveitou o momento para ressaltar a importância de regionalizar a saúde, lembrando avanços obtidos em sua gestão anterior. “Investir em hospitais regionais significa garantir qualidade real ao atendimento, não basta espalhar unidades se não houver estrutura completa e segura”, frisou.
Por fim, o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou que a obra é uma prioridade do governo estadual. “Queremos oferecer um atendimento humanizado e de qualidade às crianças da Bahia. Isso é o que motiva este investimento”, concluiu. fonte: FN
