Foto: Lucas Moura / Secom PMS
As obras de requalificação do Elevador Lacerda, um dos principais ícones turísticos e meio de transporte essencial de Salvador, já estão 80% concluídas e devem ser finalizadas até dezembro. Sob a coordenação da Sucop e Semob, a reforma inclui a substituição das cabines por versões mais modernas, com nova iluminação, ar-condicionado, e sistemas de segurança. Também estão sendo realizadas melhorias estruturais, como a renovação elétrica, hidráulica, e a instalação de novas esquadrias.
Entre as novidades, as varandas laterais do acesso na Cidade Alta serão reabertas, resgatando o design original do monumento. Para isso, a histórica sorveteria A Cubana será realocada, melhorando o fluxo de pessoas. Bilheterias serão instaladas nos acessos para evitar filas nas catracas e agilizar o embarque.
Além disso, uma maquete detalhada de Salvador será exposta próxima ao elevador, permitindo que visitantes e moradores explorem a topografia e os pontos turísticos da cidade. A requalificação busca modernizar o elevador, mantendo suas características históricas e garantindo mais conforto e segurança para os mais de 6,5 mil usuários diários.
Essas intervenções fazem parte de um esforço para restaurar o patrimônio arquitetônico, incluindo a fachada e o letreiro histórico “Lacerda”, que será iluminado. O piso antiderrapante, novas claraboias e revestimentos duráveis também serão implementados, preservando a integridade histórica do primeiro elevador público do mundo. fonte: Secom