Exército é multado em R$ 6,5 milhões por incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) concluiu que o incêndio ocorrido no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, em junho, foi causado durante um treinamento da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).
A escola superior do Exército foi multada em R$ 6,5 milhões pelo ICMBio. Nenhuma pessoa física foi responsabilizada, de acordo com o instituto.
Cadetes da Aman realizavam um treinamento no parque, e o incêndio começou na margem da estrada, no ponto onde um comboio de veículos do Exército estava parado. A investigação do ICMBio aponta que as chamas começaram com um fogareiro e um líquido inflamável que foram usados para preparar alimentos para o grupo.
Em nota, o Exército afirmou que a Aman não teve acesso à apuração realizada pelo instituto e que a “autuação está em fase de análise e apresentação de defesa por parte da União”.
“A Aman reforça seu compromisso com a preservação do meio ambiente, em especial do P..

Enem 2024 terá 140 mil salas de provas em 1.753 cidades

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.753 municípios.
Dados preliminares do Inep, relativos à logística e segurança do Enem 2024, apontam que os mais de 5 milhões de inscritos neste ano farão as provas em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, que abrigam cerca de 140 mil salas.
O candidato já pode consultar o local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição na página do participante do Enem, com login no portal único de serviços digitais do governo federal Gov.br.
Em setembro, o Inep concluiu o ciclo de quatro reuniões técnicas regionais sobre logística do Enem com objetivo de capacitar envolvidos e alinhar operações do exame.
Ao todo, a aplicação das provas nos dois dias contará com 10 mil coordenações e mais de 300 mil colaboradores, como aplicadores de provas, assistentes de aplicação, fiscais de banheiro, de corredor e port..

Inmet emite alerta de tempestade e granizo para 13 estados e DF

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas, que devem atingir treze estados e o Distrito Federal até a manhã de sexta-feira (25).
Centro-sul do país está em alerta amarelo para chuvas intensas. Os acumulados devem variar de 20 e 30 mm por hora e os ventos devem ser de baixa intensidade, entre 40 e 60 km/h. O aviso é válido até às 9h de amanhã em Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de algumas cidades no sul do Tocantins.
Região Sul deve enfrentar granizo e ventos de até 100 km/h. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta laranja para tempestades até 12h de sexta-feira (25). O acumulado de chuva pode chegar a 100 mm por dia e as rajadas de vento devem variar entre 60 e 100 km/h, causando risco de alagamentos, corte de energia, queda de árvores e estragos em pla..