Sem casos de coronavírus, Nazaré adota medidas rígidas de bloqueio na cidade

Ainda sem casos registrados do novo coronavírus, a prefeitura de Nazaré, no recôncavo, anunciou na última sexta-feira que vai adotar medidas de restrição que serão válidas para moradores e pessoas de fora do município.

A gestão municipal ainda não anunciou oficialmente as medidas, mas o Bahia Notícias teve acesso ao plano de bloqueio e restrições que deve ser implementado de maneira mais rígida a partir da próxima sexta-feira (24), quando haverá o bloqueio total de acesso à cidade durante 24h. A prefeitura, inclusive, já deu início a instalação de barreiras sanitárias nas ruas do município.

As barreiras sanitárias irão funcionar entre 7h e 18h a partir desta segunda-feira (20). Todos os veículos e pedestres serão monitorados com relação aos sintomas. Será aferida a temperatura de cada pessoa.

O acesso será liberado à cidade apenas a veículos com adesivos de identificação que serão colocados na barreira para os residentes de Nazaré ou profissionais de serviços essenciais que atuem no município. Os moradores vão precisar portar comprovante de residência, título de eleitor, ou declaração de residência emitida pela Unidade de Saúde da Família(enfermeiro/medico) de referência do seu domicílio.

A exceção fica para profissionais de saúde que não residam em Nazaré, que precisarão ter identificação, ou veículos vindos de Jaguaripe, Muniz Ferreira e Aratuípe, que terão acesso ao Centro de Nazaré, mediante apresentação de comprovante de residência. Estes terão acesso a bancos da cidade entre 7h e 9h, de segunda a sexta-feira, com autorização de servidores desses municípios, que estarão presentes. Todos os ocupantes serão avaliados com relação a sintomas e temperatura. Deverão estar usando máscara de bloqueio e deverão retorna ainda pela manhã, pela mesma barreira de entrada.

Veículos sem identificação não terão acesso à cidade, exceto com comprovação de isolamento social de 14 dias por autoridade sanitária de origem e após autorização da unidade sentinela de Nazaré.

As divisões sentinelas do município também serão responsáveis por cadastrar os moradores de Nazaré que trabalhem em outros municípios. As unidades também farão o monitoramento destas pessoas. O motorista e passageiros destes veículos também terão temperatura aferida durante os horários das barreiras.

Agentes da prefeitura abordarão pedestres para pedir comprovantes de residência e fazer aferição da temperatura.
Veículos de transporte de mercadorias e representantes de produtos essenciais terão acesso ao município com as devidas comprovações: nota fiscal e/ou crachá de identificação da empresa. Os ocupantes terão acesso à cidade das 7 às 15h, após monitoramento da temperatura e utilizando máscara.

A prefeitura também vai proibir a circulação de pessoas com sintomas de gripe. A passagem do veículo ou do pedestre será negada. Será necessário assinar notificação de isolamento das pessoas abordadas, que serão monitoradas e orientadas pela equipe sentinela.

FEIRA LIVRE
Durante a feira livre de Nazaré, haverá bloqueio feito pela Guarda Municipal às segundas, terças, quintas e sextas, das 6 às 16h; e quartas e sábados das 4h às 16h. As barreiras sanitárias ficarão de 6h as 12h, às quartas e sábados. Carros de passeio e motos dos moradores de Nazaré devidamente identificados com adesivo só utilizarão esse acesso às quartas e sábados, com devido monitoramento.

Não será permitido acesso de carros de passeio e motos às segundas, terças, quintas e sextas-feiras por esse bloqueio. Moradores de Jaguaripe, Aratuípe e Muniz Ferreira terão acesso a feira nos dias de quartas e sábados; serão monitorados com relação a temperatura e deverão utilizar máscara de bloqueio durante sua estadia em Nazaré. O acesso acontecerá a partir das 6h, com limite de permanência até 15h. (BN)

Deixe uma resposta