Rio de Janeiro entra em alerta por surto de sarampo em São Paulo

O Rio de Janeiro entrou, nesta quinta-feira (01), em alerta contra o sarampo, devido ao surto da doença em São Paulo. O Ministério da Saúde recomenda que, pela proximidade entre os estados, haja uma ação preventiva. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado do Rio, a ação tem o objetivo de reforçar a necessidade de vacinação em postos de saúde do estado. Por isso, de acordo com a Agência Brasil, estão sendo distribuídos, em terminais de transporte públicos e aeroportos do estado, panfletos com detalhes sobre os sintomas da doença.

No Rio de Janeiro, foram registrados 13 casos de sarampo em 2019. No ano passado, a cobertura vacinal atingiu 95% da população-alvo (pessoas entre um e 49 anos de idade).

SURTO EM SÃO PAULO
O estado de São Paulo passa por um surto de sarampo em 2019. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça-feira (30), já foram registrados 633 casos de sarampo neste ano. Desses, 76% ocorreram na capital.

Segundo o site da revista Veja, existe um movimento “antivacinação” no estado. Vários publicações estão sendo feitas nas redes sociais para tentar provar que as vacinas “têm a capacidade de matar seres humanos”, e que devem ser tratadas como “veneno”.

SITUAÇÃO NA BAHIA
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou apenas três casos em 2019, todos importados, ou seja, as pessoas vieram contaminadas de outro local. Desde 1999, a Bahia não tem casos autóctones da doença (lembre aqui). 

Deixe uma resposta