Prefeitura de Alagoinhas e UFBA vão elaborar plano de prevenção a morte de jovens

A prefeitura de Alagoinhas assinou um convênio de cooperação técnica junto à a Universidade Federal da Bahia (Ufba) para subsidiar a elaboração do Plano de Prevenção à Violência Letal contra Jovens e Adolescentes.

A parceria é um desdobramento da atuação do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) de Alagoinhas, coordenado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

Por meio do convênio, firmado no último dia 6, serão elaborados estudos diagnósticos para assessorar e capacitar o Comitê Gestor Municipal (CGM) na construção do Plano. Segundo o gerente do projeto Cisp, promotor de Justiça Gilber de Oliveira, a contratação de uma consultoria e assessoria técnicas especializadas para orientar o trabalho do CGM foi uma cobrança feita ao Município durante as reuniões do Cisp de Alagoinhas.

O Comitê Interinstitucional local se reuniu pela última vez nesta segunda-feira (13), via videoconferência, quando foram discutidos, além da elaboração do Plano, outras ações fomentadas pelo Cisp local como inauguração da Central de Acompanhamento de Penas Alternativas (Ceapa); análise de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Patrimoniais (CVP); Patrulha e Ronda Maria da Penha, projeto ‘Ação Reflexiva’, que faz atendimento a acusados de violência doméstica e a modernização do videomonitoramento das vias públicas. (BN)

Deixe uma resposta