Prefeitura amplia atendimento de saúde para moradores de ilhas de Salvador; veja mudanças

Na manhã desta sexta-feira (12) o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou algumas medidas nas ilhas pertencentes a Salvador: Bom Jesus dos Passos, de Maré e Paramana (Frades). Essas localidades, passarão a contar com a modalidade de atendimento ampliado, que será montada pela prefeitura.

“Nós estaremos implantando em 3 unidades de saúde das ilhas quatro equipes de atenção ampliada. Eu entendo que toda essa pandemia irá sinalizar para o futuro, a necessidade cada vez maior em investimentos de prevenção”, disse ACM Neto.

O prefeito afirmou que no início da sua gestão haviam 104 equipe de saúde da família, e que agora o número chega em 335. Com os atendimentos ampliados, esses profissionais vão começar a atuar nas 3 ilhas, são eles: médico pediatra, ginecologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, 6 agentes de saúde, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, quantidade maior de enfermeiros por pacientes e enfermeiro coordenador técnico.

Conforme o democrata, o primeiro acolhimento será realizado nas unidades de saúde das ilhas, que irão contar com sala vermelha e respiradores. A preferência da prefeitura é que enfermeiros e técnicos de enfermagem que residem nas ilhas atuem nas unidades de saúde.

Agora, com a ampliação no quadro de funcionários, a Ilha de Maré que tinha 18 profissionais da saúde, vai contar com 41, em Bom Jesus o número sai de 14 para 28 e em Paramana o quadro sobe de 10 para 24.

A assistência ampliada traz ainda o funcionamento aos finais de semana, sendo assim de segunda a sexta-feira as unidades irão funcionar de 8h às 17h. Já de sexta a segunda-feira, o funcionamento será em regime de plantão incluindo também os feriados.

“Antes isso era um problema para as ilhas, já que muitas pessoas vêm pra cá durante os finais de semanas e feriados. E se acontecesse algum problema na região durante esses dias, as unidades estavam fechadas”, disse.

ACM Neto ainda afirmou que até o momento na Ilha de Maré, cerca de 448 pessoas foram testadas para saber se estavam com o novo coronavírus, e 35 testaram positivo. Este número se refere a 8% da quantidade de moradores da ilha. A intenção da prefeitura é testar 100% dos moradores da ilha.

VARELA NOTICIAS

Deixe uma resposta