Nota de Esclarecimento

Sobre a situação da falha ocorrida no agendamento da segunda dose da vacina contra a covid-19, no Cartão de Vacinação de algumas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece: ocorre que as duas vacinas têm aprazamentos diferentes, quem toma a vacina AstraZeneca, deve tomar a segunda dose, do mesmo imunizante, após três meses e já para quem toma a Coronavac, deve tomar a segunda dose após 28 dias. 

Houve um erro da equipe que vacinava nos dias 23 e 24 de março, no drive thru da Praça Sumaúma. A equipe estava vacinando com o imunizante Coronavac e após receberem um lote diferente com a Astrazeneca, continuou incluindo no cartão o prazo de 28 dias, quando deveria ser 90 dias.

Ao ser identificado o erro, de imediatamente a Vigilância Epidemiológica fez uma busca ativa das pessoas que tomaram a vacina nos dias 23 e 24 de março, para que fosse feita a correção da data da segunda dose no cartão de vacinação. 

É importante informar também que a Vigilância Epidemiológica tem acesso as informações sobre o lote da vacina aplicada e consequentemente, de qual laboratório pertence o imunizante. Desta forma, salientamos que, quem se vacinou nos dias 23 e 24 de março e tem qualquer dúvida sobre a vacina que tomou, deve procurar a Vigilância Epidemiológica, na Secretaria de Saúde para os devidos esclarecimentos.

Vale ressaltar que, a Secretaria de Saúde se reuniu com as pessoas que fazem parte da equipe de vacinação para chamar a atenção sobre a falha ocorrida e evitar que esse erro seja repetido. Ascom

Deixe uma resposta