MENSTRUAÇÃO DUAS VEZES NO MÊS: É NORMAL ACONTECER? TIRE SUAS DÚVIDAS

A menstruação desceu duas vezes no mesmo mês: já aconteceu com você? Esse fenômeno na vida da mulher pode vir de forma inesperada e deixá-la assustada. Mas, isso não quer dizer que há algo errado com seu corpo. Muitas vezes pode ser apenas uma variação da duração do seu ciclo menstrual, principalmente para quem tem o ciclo de 21 a 28 dias. Em todo caso, consultar o ginecologista para relatar o sangramento adiantado é sempre importante e vai te deixar muito mais segura. Conversamos com a especialista em ginecologia, Rachel de Sá, para saber em quais casos é normal menstruar duas vezes ao mês e quais não são.

É normal menstruar duas vezes ao mês?

Nem sempre menstruar duas vezes no mesmo mês significa que há algo errado com sua saúde, tudo vai depender da duração do seu ciclo menstrual. Por exemplo: se o intervalo da sua menstruação costuma ser menor ou igual a 28 dias, pode ser que uma vez ou outra coincida de uma menstruação acontecer no início do mês e outra no final do mesmo mês. Isso também pode ocorrer com ciclos menstruais curtos, ou seja, menor que 21 anos. Mas, nesse caso, deve-se consultar um ginecologista para investigar as possíveis causas para um ciclo encurtado, o que não é normal e pode ser um sinal de uma disfunção hormonal.  

Outras causas para a menstruação dobrada no mesmo mês

De acordo com a ginecologista, alterações hormonais podem causar um sangramento uterino disfuncional. Levando em conta que nosso corpo inteiro funciona através do trabalho hormonal, que regula desde o nosso sono e apetite até o ciclo menstrual, mudanças externas podem ocasionalmente nos afetar e desregular a menstruação. “Menstruar duas vezes no mês pode ser o efeito de uma alteração hormonal como, por exemplo, um estímulo desnecessário sobre o endométrio. Devem ser dosados os hormônios da paciente para futuro diagnóstico e solicitado ultrassonografia para avaliação endometrial”, diz a médica.

Para ela, fatores emocionais como estresse e depressão, além de ovários policísticos, miomas e uso de determinados medicamentos também podem causar tais alterações na menstruação, fazendo com que o sangramento chegue antes ou depois do esperado. O uso de anticoncepcionais hormonais também podem influenciar em mudanças no ciclo.

Quando é preciso procurar ajuda médica?

De acordo com a médica, é importante relatar ao seu ginecologista sempre que houver um sangramento fora do ciclo menstrual ou em caso de sangramentos irregulares. Através de uma conversa sobre sua rotina e alguns exames, o médico pode chegar a uma conclusão sobre o quadro da paciente e recomendar o tratamento ou as mudanças necessárias.

Deixe uma resposta