Eunápolis registra 14 novos casos de coronavírus em um dia; prefeitura declara transmissão comunitária

A cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, registrou 14 novos casos de coronavírus em um único dia. Diante disso, a prefeitura anunciou novas medidas de isolamento social a partir de segunda-feira (11). Entre elas, a restrição de fechamento do comércio.

“São 14 funcionários da Prosseguir, eles estavam assintomáticos, mas fizeram testes rápidos pela empresa. Como não são testes confiáveis, fizemos coletas e enviamos para o Lacen, assim, os números podem subir para 50”, explicou o prefeito Robério Oliveira.

O anúncio de que o comércio vai fechar na próxima segunda provocou uma correria no centro da cidade. Muitas pessoas foram às compras antes que as lojas fossem fechadas, causando bastante aglomeração.

“A partir de segunda, adotaremos novas medidas restritivas de isolamento social com a suspensão das atividades do comercio por 15 dias. Quero pedir a compreensão de todos pois os casos estão subindo rapidamente e tem uma previsão de um pico em meados de maio aqui na Bahia”, disse o prefeito.

A notícia não agradou os comerciantes, que fizeram um buzinaço em algumas ruas do centro da cidade. A carreata seguiu por varias ruas até chegar no bairro Centauro, onde fica o gabinete do prefeito. Os comerciantes temem que o fechamento do comércio comprometa a economia da cidade, e que seja preciso demitir funcionários ou até abrir falência.

Segundo a prefeitura, a decisão de fechar o comércio aconteceu por causa de uma projeção. O estudo feito por médicos que fazem parte do Comitê de Crise de Combate a Covid-19 indica um aumento no número de casos, comparando com a realidade nos primeiros 20 dias de outros municípios.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no início da noite desta sexta-feira (8), foram registrados 30 casos confirmados da Covid-19 em Eunápolis.

G1

Deixe uma resposta