Este é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo.

O câncer da mama ultrapassou o do pulmão como o mais prevalecente em todo o mundo.

Uma em cada cinco pessoas sofre de câncer ao longo da vida, o que torna esta doença uma das principais causas de morte a nível global, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu.

De acordo com o relatório do Global Cancer Statistics 2020, da Associação Americana do Câncer (ACS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), os tumores malignos matam um em cada oito homens e uma em 11 mulheres.

Este documento reúne dados de 185 países, indicando também que, pela primeira vez, o câncer de mama é o mais prevalecente em todo o mundo.

Segundo o estudo, publicadono jornal científico CA: A Cancer Journal for Clinicians, estima-se que 19,3 milhões novos casos de câncer foram diagnosticados apenas em 2020. Sendo que cerca de 2,3 milhões (11,7%) são da mama. Entretanto, o segundo tipo mais comum de câncer é o de pulmão (11,4%), seguido do colorretal (10%), dapróstata (7,3%) e do estômago (5,6%).

Embora o tumor mamário seja o mais dominante no planeta, o do pulmão continua a ser o que mais mata. No ano passado, ocorreram quase 10 milhões de mortes por câncer: 1,8 milhão (18%) decorrentes de tumores pulmonares, 9,4% devido a câncer colorretal, 8,3% no fígado, 7,7% do estômago e 6,9% da mama.

O levantamento revela ainda, elucida a Galileu, que os casos de câncer da mama têm aumentado em países onde esse tipo de tumor tipicamente tem um historial de baixa incidência. Na opinião dos investigadores baseadas em evidências científicas, grandes mudanças no estilo de vida têm contribuído para o aumento da prevalência de fatores de risco associados a esses cancros, como o excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, adiamento da gravidez e redução de partos e de amamentação.

NOTICIAS AO MINUTO

Deixe uma resposta