Desde início da pandemia banco de sangue registra uma queda no estoque na Bahia.

Desde o início da pandemia do coronavírus a Fundação Hemoba registra em toda Bahia uma queda considerável no número de candidatos a doação de sangue. Com isto, o estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo, informou o Hemoba.

Para aumentar a segurança dos doadores e funcionários, a Fundação Hemoba adotou uma série de medidas, evitando aglomerações e higienizando com mais frequência os locais. De acordo com o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a iniciativa tem como objetivo minimizar os efeitos de um momento que é delicado para todos.

“A demanda de sangue não para. Mesmo diante da pandemia, procedimentos de emergência continuam e muitas pessoas no estado precisam do tratamento com hemocomponentes para sobreviver. Nossa equipe está trabalhando com a busca ativa de doadores e agendamento de doações para organizar os voluntários e evitar a aglomeração de pessoas. É importante que as pessoas que possam doar sangue, agendem a sua doação e venham direto para o hemocentro, evitando circular em muitos ambientes e voltem imediatamente para casa, alerta Fernando Araújo .

Os interessados em doar sangue com hora marcada podem preencher o formulário disponível no site da Hemoba (veja aqui), através do endereço (veja aqui), enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5643.

G1 NOTICIAS

Deixe uma resposta