Alguns bairros de Salvador registraram acumulado de 50,22mm em seis horas – Foto: Raul Spinassé I Ag.A TARDE
Alguns bairros registraram acumulado de 50,22mm em seis horas.
As fortes chuvas que atingem a cidade de Salvador manhã deste domingo, 23, e atrapalharam os planos de quem pretendia curtir o dia de folga na praia, são resultados de um fenômeno chamado formação de vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAN).
As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Em alguns bairros, o acumulado de chuvas chegou a 50,22mm em um período de seis horas. Os maiores acumulados de chuvas em seis horas (atualizado às 09h30) foram registrados em Nova Esperança (50,2mm), CAB (47,4mm), Cajazeiras VIII (46,4mm), Nova Brasília (43,4 mm) e São Cristovão (41 mm).
O VCAN é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, facilitando a ocorrência de chuvas.
Entre as ocorrências registradas neste domingo estão um deslizamento de terra na Av. Aliomar Baleeiro, sentido Av. 29 de Março, que atingiu uma das pistas. A Seman e a Transalvador já estão no local.
Até às 09h30, a Codesal havia registrado nove solicitações de ameaça de deslizamento (01), árvore ameaçando cair (01), desabamento de muro (04), deslizamento de terra (01), infiltração (01) e poste ameaçando cair (01).
“Temos equipes de plantão 24 horas prontas para atender as demandas da população feita pelo 199, referentes a ocorrências resultantes das chuvas”, informa o coordenador de contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior.”
A previsão é de que as chuvas continuem com intensidade fraca a moderada até a próxima quarta-feira, 26. Haverá uma redução na quinta-feira, mas a probabilidade é de que, até dia 30/01, as chuvas prossigam de forma esporádica, por conta dos ventos úmidos vindos do oceano. A Tarde
