Aves escondidas em carro são resgatadas na BR-116, em Vitória da Conquista

Seis aves que estavam escondidas em um carro foram resgatadas por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de sexta-feira (1°), na BR-116, em trecho da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Conforme a PRF, as aves resgatadas estavam sendo transportadas em um veículo com as gaiolas escondidas embaixo de cobertores, sem ventilação. O motorista, que não teve a identidade revelada, alegou que negociava a venda dos pássaros a uma pessoa no estado do Pernambuco pelo valor mínimo de R$ 4 mil cada.

Segundo informações do órgão, a ação se insere na Operação Tupã lançada nacionalmente pela PRF para o enfrentamento qualificado à criminalidade neste contexto da crise de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Os pássaros estavam escondidos debaixo de cobertores no banco traseiro do veículo, sem permitir ventilação adequada aos animais, além disso, dentro das gaiolas os reservatórios de água estavam vazios.

De acordo com a PRF, as aves, três do tipo Saltator similis, conhecida como “trinca-ferro” e três do tipo Sporophila caerulescens, também chamada de “coleiro”, “coleirinho” e “gola de cruz”, foram encaminhadas ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS)/IBAMA para os cuidados e procedimentos cabíveis.

Já o motorista teve lavrado em seu desfavor um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime previsto na Lei Ambiental. (G1)

Deixe uma resposta