Psicóloga oferece dicas para bom rendimento no Enem

Psicóloga oferece dicas para bom rendimento no Enem

680

Estudantes de todo o Brasil participarão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5).

O exame é considerado a principal forma de ingresso às instituições de ensino superior no país.

Segundo a psicóloga Natália Mendes Ferrer, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Unopar, em Londrina, há alguns cuidados que garantem o equilíbrio emocional necessário para prova.

Para evitar desespero uma recomendação importante é evitar responder simulados ou listas de exercícios na véspera da avaliação. “As pessoas pensam que responder esses simulados nas últimas horas ajuda na preparação, mas geralmente tem o efeito contrário, porque causa desespero, e não ajuda a recuperar o tempo perdido”, alerta a professora ressaltando a importância do estado emocional para um bom desempenho.

Como alternativa, a psicóloga recomenda que o candidato mantenha-se relaxado e descansado com atividades prazerosas como assistir filme, passear ao ar livre, sair com amigos, tudo sem exagerar na diversão.

Além disto, os familiares e os amigos também devem contribuir para garantir o bem-estar emocional do candidato, evitando cobranças e situações de estresse na véspera da prova. Dicas básicas (Noticias ao Minuto)

• Procure conhecer o local da prova antes para evitar surpresas;

• Na véspera, separe os documentos e materiais necessários;

• Leve mais de uma caneta esferográfica preta;

• No dia da prova saia de casa com bastante antecedência;

• Leve barras de cereais e uma garrafa de água;

• Mantenha-se concentrado.

Sem cometários