Preço de eletrodomésticos pode variar em até 79%, diz Procon-SP

Preço de eletrodomésticos pode variar em até 79%, diz Procon-SP

18

A Fundação Procon-SP fez um levantamento dos preços dos eletrodomésticos, entre os dias 16 e 17 de outubro e constatou que a maior diferença encontrada foi de 79,14%, no aspirador de pó da Philco PH1390 MAXX – 127v. Segundo o órgão, o preço variou de R$ 139,00 a R$ 249,00.

A coleta dos preços envolveu 117 produtos de diversas marcas e modelos: aspiradores de pó, batedeiras, climatizadores e depuradores de ar, ferros de passar, fogões de piso, fornos microondas, lava-louças, lavadoras de roupas, liquidificadores, misturadores multiuso (mixers) e refrigeradores. Ao todo, foram visitados sete estabelecimentos comerciais das principais redes do varejo, distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo.

O Extra Hipermercados, localizado na região central, foi o estabelecimento que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço: 51 itens.

Especialistas do Procon-SP recomendam que, ao escolher um eletrodoméstico, o consumidor deve observar as dimensões do aparelho e sua voltagem. Estas características devem ser compatíveis com o espaço disponível para sua instalação e com a rede elétrica local. É importante também verificar se as funções e qualidades oferecidas pelo fabricante atendem as suas expectativas e necessidades. Recomenda-se dar preferência aos produtos que economizam energia.

Afixada nos eletrodomésticos há a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que traz informações sobre o desempenho dos produtos.

A classificação vai de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), dependendo do produto. O consumidor deve guardar a nota ou cupom fiscal, o termo de garantia e o manual de instruções – documentos que podem ser necessários em caso de problemas ou dúvidas no funcionamento do produto.

Noticias ao Minuto

Sem cometários