Hidratação, nutrição ou reconstrução: de qual tratamento seu cabelo precisa?

Hidratação, nutrição ou reconstrução: de qual tratamento seu cabelo precisa?

2293

Na hora de procurar por um tratamento para reparar os danos do cabelo, é comum surgir a dúvida: qual escolher? Hidratação, nutrição ou reconstrução? Pouca gente sabe, mas cada processo atua de um jeito e com objetivos diferentes. Enquanto um repõe a umidade, por exemplo, o outro é responsável por devolver os nutrientes perdidos. Aprenda a diferença entre os tratamentos e descubra qual deles os seus fios estão precisando.

Diferença entre os tratamentos

Nutrição

A nutrição é o tratamento que ajuda a repor os nutrientes fundamentais para a saúde do cabelo, como os lipídios, gorduras responsáveis por manter a oleosidade natural nos fios. Além disso, o processo cria uma camada protetora que diminui o atrito entre o cabelo e sua oleosidade natural, evitando que ela se perca com facilidade.

Quando o fio está perdendo o brilho ou ficando opaco, é sinal de que está perdendo sua oleosidade natural e precisando de nutrição.

Nesse caso, vale optar por máscaras que sejam feitas à base de óleos, como o óleo de oliva, a raiz do cálamo e a mirra, que possuem propriedades emolientes, ação lubrificante e ajudam a repor os lipídios, proporcionando a queda de volume e fios com mais brilho.

Hidratação

O processo de hidratação é responsável por devolver a umidade ao fio e criar uma proteção para que a água passe a ficar retida na cutícula da fibra capilar. Conforme o cabelo vai perdendo sua umidade natural, por conta de danos externos, como a química, vento ou uso excessivo de equipamentos com fonte de calor, é comum que ele acabe ressecando e perca seu brilho e flexibilidade.

Se você está percebendo que seu cabelo está ressecado, a melhor opção é investir em produtos específicos em hidratação que irão umedecer os fios e deixá-los mais soltos e macios. Aposte naqueles que contenham um complexo de ingredientes vegetais, como semente de amaranto, chia e quinoa, que são ricas em proteínas e fortalecem o fio.

Reconstrução

Já a reconstrução tem a missão de repor, gradualmente, os aminoácidos e as proteínas do cabelo, como a queratina, perdida, principalmente durante a realização de processos químicos.

É o tratamento ideal para quem faz uso de processos químicos no cabelo e está com os fios fracos e quebrando com facilidades durante a lavagem ou na hora de pentear. O processo irá reestruturar a massa capilar e encorpar o fio.

Atente-se ao rótulo e dê prioridade aos produtos que contenham em sua formulação Tutano Vegetal, que ajuda os fios a recomporem sua camada protetora, e um amplo complexo de aminoácidos, capaz de reparar a cutícula e a fibra capilar, aumentar a resistência dos fios e deixá-los mais fortes e imunes à quebra.

Bolsa de Mulher

Sem cometários