Estudo aponta que riscos de câncer cervical reduzem em um terço com...

Estudo aponta que riscos de câncer cervical reduzem em um terço com uso do DIU

57

Importante método anticoncepcional, o Dispositivo Intrauterino (DIU) oferece proteção ao câncer cervical, o terceiro mais frequente entre mulheres.

Um estudo desenvolvido na Universidade do Sul da Califórnia (USC) apontou uma redução de um terço nos riscos de desenvolvimento da doença entre mulheres que usam DIU.

“A possibilidade de uma mulher experimentar alguma ajudar para o controle do câncer ao mesmo tempo em que está tomando decisões contraceptivas é potencialmente muito impactante”, avaliou Victoria Cortessis, professora associada da Escola de Medicina Keck, da USC, e líder da pesquisa.

Segundo o jornal O Globo, a equipe de pesquisadores analisou dados de 12 estudos que envolviam mais de 12 mil mulheres no mundo. Apesar de identificar a redução dos riscos, o estudo não foi capaz de concluir sobre os motivos para o efeito. Para alguns cientistas, o uso do DIU estimula uma resposta imunológica do cérvix uterino, que leva à possibilidade de combater infecções pelo vírus HPV, responsável por 90% dos casos do câncer cervical.

“Se pudermos demonstrar que o corpo cria uma resposta imune à colocação do DIU, por exemplo, então poderíamos investigar se o DIU pode limpar uma infecção persistente por HPV em estudo clínico”, pontuou Laila Muderspach, coautora do estudo. Outra hipótese é que a retirada do DIU pode remover também células infectadas pelo vírus ou alterações pré-cancerianas.

Bahia Notícias

Sem cometários